segunda-feira, 19 de maio de 2008

O Exemplo Vem De Cima


Polémica

Sócrates decide deixar de fumar.

Primeiro-ministro assume que fumou no voo Lisboa/Caracas.



O primeiro-ministro, José Sócrates, reconheceu que fumou no voo entre Lisboa e Caracas e pediu desculpa caso se verifique que violou a lei.
"Quero fazer-vos uma declaração sobre o facto de ter fumado no avião. De facto fumei, com o ministro da Economia [Manuel Pinho] enquanto conversávamos, mas no convencimento de que se podia fumar, porque assim sempre aconteceu nas outras viagens anteriores", disse aos jornalistas que acompanham a visita.

"Estava convencido que não estava a violar nenhuma lei nem nenhum regulamento. Infelizmente há essa polémica em Portugal e eu quero lamentar essa polémica. Se por algum motivo violei algum regulamento, alguma lei, lamento e peço desculpa, não voltará acontecer", acrescentou.

"Este episódio despertou-me para o facto de os fumadores, inconscientemente, poderem violar leis e regulamentos que desconhecem", disse ainda.

"Não sei a última lei se aplica ou não aplica [ao caso do fumo em voos fretados], mas o Governo tem uma especial responsabilidade e eu também quero contribuir para isso. Tenho consciência da minha responsabilidade pessoal. Por isso, este episódio não vai voltar a acontecer, porque também decidi deixar de fumar", revelou.

Ontem, quando a informação foi avançada, o porta-voz da TAP apressou-se a justificar que "pedir para fumar num voo fretado é tão "normal" como solicitar uma "refeição especial" ou a distribuição de determinados jornais a bordo.

A alínea 2 do artigo 4.º da lei do tabaco refere ser proibido fumar nos "transportes rodoviários, ferroviários, aéreos, marítimos e fluviais". As excepções previstas contemplam apenas as áreas descobertas destes dois últimos meios de transporte - não os aviões.

Jornal de Notícias, 14/05/2008

Há uns Sócrates que acreditam na democracia, outros são o descrédito total. É tudo uma questão de... português suave! A cedência a uma sessão de concessão tabágica fica sempre bem.

Sem comentários: