terça-feira, 16 de setembro de 2008

Lisboa (Boa?)


A expectativa que se tem da capital de um país deve ser a mesma aqui como na Macedónia, no Sri Lanka ou na Nova Guiné: alta! Pois, mas a expectativa raramente corresponde à realidade. Lisboa é terrível! A Praça do Comércio parece uma pousada ao ar livre de mendigos. O metro é medonho. Grafittado e com mensagens por todo lado: Cuidado com os carteiristas! Cuidado com os carteiristas! Um quarto custa 30€ per capita. A "Estrela dos Santos" não faz a coisa por menos e além de um quarto custar uma fortuna até tem vista para as paredes! Um verdadeiro luxo.

Sair à noite é digno de um remake do Indiana Jones. Ver uma pomba a voar é tão comum como ver um pobre homem a injectar-se, uma prostituta a negociar o produto, um mendigo a arrombar uma caixa telefónica. A localização também não ajuda (Anjos, perto do Intendente). Lixo por todo lado. O Caos. E se pensa que a simpatia dos lisboetas supera isso engane-se: enfadonhos, antipáticos e terrivelmente homofóbicos. Sem falar dos verdadeiros Bronx's espalhados pelos arredores da cidade.
Conclusão: Nunca gostei tanto do Porto!

Próxima: Fotos do concerto da Rainha.

3 comentários:

João Roque disse...

Caro Natcho
estou à vontade para falar, até porque gosto muito do Porto e das suas gentes; mas este teu texto estará um pouco excessivo, talvez devido à localização onde te alojaste; claro que concordo com coisas que apontaste, mas explica-me onde são os lisboetas mais homofóbicos do que nas outras regiões do país, Porto incluído, claro. É só um exemplo...
Abraço.

ZEP disse...

Não sei em que cidade estiveste, mas Lisboa não é certamente. Só mesmo com muita má vontade. Falas da Macedónia, já estiveste em Skopje? Lá podem ficar desiludidos que é capaz de ser a cidade mais feia da Europa (no entanto tem imensa animação).

quanto á rainha? de q? rainha do improviso não é certamente... talvez rainha do "isto é só seguir o alinhamento. estou onde mesmo? Cleveland?"

Lobby Queer disse...

Pinguim o texto, como a maioria dos meus textos, pretende ser irónico. Recorro frequentemente à hipérbole para me expressar. Pena que o zep não perceba isso... A primeira impressão de que fiquei da cidade não foi muito famosa e toda a gente sabe que as primeiras impressões tem o seu fundamento. Zep, quer se goste ou não, Madonna é um ícone/lenda da pop. Reconheço que os gostos sejam relativos mas para protestares em relação à denominação dela como "Rainha da Pop" tens que te zangar com a maior parte dos críticos de música e com a comunicação social mundial.E olha que essa expressão não é minha! Quanto à comparação barroca com a Macedónia era pura ironia, mas se veneras tanto Lisboa podiamos comparar com outras cidades europeias, que tal Paris? Londres? Praga? Madrid?

P.S. Não sou nem nacionalista nem regionalista! Limitei-me a dar uma opinião baseada numa primeira impressão que, como já disse, é válida! Passar bem