segunda-feira, 17 de novembro de 2008

X de LuXúria




A senhorita Kylie é uma força da natureza. A sua grande vantagem em relação a outros furacões da Pop como Madonna ou Cher (embora esta se tenha perdido em mil e um vocoders) é que Kylie não é uma camaleoa. Nem quer ser. Através da sua música recria um espectro vazio no qual qualquer um pode projectar as suas fantasias. Depois da batalha contra o cancro, o seu décimo álbum de carreira (“X”) não faz a coisa por menos. Precisamente por esse entrave Kylie teve a urgência de viver a vida a cada segundo. E até aqui nada de novo. Na juventude auto-proclamada eterna, na voz irresistevelmente erótica. Concretiza-se o milagre das novas tecnologias na música. Bloodshy & Avant são os seus cúmplices no crime e comprovam que a tendência Daft Punk cedo não se evaporizará como a vocalizações robóticas das suas composições. Britney Spears já lhes tinha prestado vassalagem no seu Blackout.

“Speakerphone” é frenético, extasiante, tóxico e luminoso. “The One” apresenta-se mais fria e mais mecânica como se quer à dupla Freemansons. Carossel Disco-house. “Two Hearts”, primeira demonstração de “X”, pisca o olho ao glam-rock e Kylie personifica uma Marilyn Monroe em potência. Carece de vida. “In My Arms” é a euforia em estado puro sobre o olhar atento de um Trafalgar Square resplandecente “Wow” são confettis. Combinava com “Holiday” de Madonna. Kylie exala tirania feminina rosa-choque em “Like a Drug” (a minha preferida). “Lose Control” é uma fuga dum castelo recheado de vampiros enebriados. “Excuse My French” um chupa-chupa de pura amora, “All I See” um sussurro de caramelo ao ouvido e “Nu-Di-Ty” uma incursão falhada pelo RnB. Não se pode ter tudo.

Como dizia Ana Patrícia Silva na Blitz nrº19: "”X” é um atestado da jovialidade de Kylie, sofrendo apenas quando a separam do seu habitat electrónico”. Quem fala assim...

Para quando o "Y" Kylie?

Creative Commons License
X de LuXúria by Hugo Santos is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

Sem comentários: