quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Feliz ano


Todos os anos a mesmíssima coisa. Acreditamos que o novo ano vai substituir o velho em tudo e que seremos versões melhores de nós mesmos. Mais bonitos, mais ricos, mais cultos. Por esse andar chegaríamos a 2050 e seríamos perfeitíssimos, mais imaculados que a Virgem e prontos a levar. Quem nos dera que tudo fosse assim tão linear. Que os novos anos pudessem levar embora os velhos ficando só as coisas boas que nos apetece gravar no coração para a posterioridade. Não podemos simplesmente esquecer o que passou. Desligar-nos daquilo que somos. Enterrar o passado numa cova funda e pronto, tornamo-nos mais brilhantes e passamos a ser adorados por meio mundo. Antes fosse. Somos sempre aquilo que foi. Agarrados à vida com unhas e dentes, hipnotizados pelo instinto (?) maior da sobrevivência. Mesmo aqueles que se deixam dominar pelos factos entram no novo ano com uma peça de roupa azul por estrear, cumprem religiosamente o ritual das 12 passas e batem sempre os tampos das panelas nas varandas com a esperança no rosto. E não é isso que nos move? A esperança?


Mesmo que os dias se tornem mais cinzentos, mesmo que falte força nas pernas para prosseguirmos, se houver esperança existirão novos anos para festejarmos e para escrevermos em blogues sobre estas coisas. E a vida continua, igual a si mesma. Igual àqueles que dela desfrutam, por sua vez iguais a si mesmos, esperando, claro está, em se tornarem versões melhores, ou pelo menos, menos iguais a si. E o tempo passa e já estamos no final de 2009 e o ciclo repete-se.


Todos anos a mesmíssima coisa.


Feliz Ano de 2009 para tod@s!

1 comentário:

João Roque disse...

Tens razão, e os votos também se repetem, mas há rotinas que até nem custam, e desejar coisas boas a Amigos é sempre agradável.
Um bom ano para ti.
Abraço.