segunda-feira, 14 de setembro de 2009

VMA's 2009

Eu sei. Faltar à primeiríssima aula do novo ano lectivo 2009/2010 é um golpe baixo para todo o sistema educativo português mas eu tenho uma justificação: VMA’s 2009.

Sim, foi um grande espectáculo. A começar pelo facto de Pink ter trazido um vestido exactamente igual ao de Shakira. Adiante.

Para surpresa de muito/as, é Madonna que reabre a gala com um discurso claramente emocionado (ela, pelo menos, tentou chorar!) sobre a morte de Michael Jackson. Um momento simbólico num discurso que se pautou pela demora. “Long Live The King!” grita no final a Rainha.


A outra grande surpresa (apesar de já se saber) da noite foi a homenagem que Janet Jackson fez ao irmão. Ainda se ponderou a hipótese de um dueto entre Janet e Madonna. Previsível, mas arrepiante: um medley com “Thriller”, “Beat It” e “Smooth Criminal”. Na cena final, em “Scream” aparece Janet num cenário espacial a dançar vigorosamente. “Stop the pression on me” repete, em jeito de aviso. O grande momento da noite, uma noite que se revelou inofensiva.



Logo na primeira atribuição dos prémios, a polémica. Uma Taylor Swift, inocente e visivelmente emocionada, ganha o premio para melhor vídeo e é interpelada por Kanye West, que entra em palco, rouba o momento à miúda de 16 anos, gritando que o prémio deveria ter sido para Beyonce. Rude, mal-educado e estúpido! KW já revelou ter mau perder em muitas situações…
Quando Beyonce ganhou a sua primeira estatueta dos mooman, pediu a Taylor para entrar e brilhar no seu renovado momento. Uma atitude magnificamente louvável.

O rock ficou a cargo de Green Day (vencedores!) e Muse, com a apresentação do novíssimo trabalho.

Se houvesse um premio para a excentricidade ganhava Lady GaGa. Depois dos beijinhos ao sapo Cocas, no primeiro vestido parece que teve um acidente de viação e ficou empanada. A sua actuação é que conseguiu dar a volta por cima. Num modelito branco, mais concretamente um bodie, brilhou, cantando o seu mais recente sucesso “Paparazzi”. O cenário podia muito ter sido retirado dum quadro renascentista e provavelmente se inspirou em “Vogue” de Madonna nos VMA de 1990. O apogeu da actuação é, quando no final, o seu corpo fica completamente em sangue. Há qualquer coisa de Fantasma da Opera com tanto aparato da drama queen. Destaque para o agradecimento que fez aos gays quando recebeu o premio. Há que garantir público e com a actuação mirabolante conquistou mais ainda.



Outra actuação exuberante foi de Pink, adepta fervorosa e assumida das artes circenses, que apesar de pendurada resistiu à tentação de fazer playback. Cantou e encantou!

A grande ausência foi de Britney. Aguardamos a aparição surpresa da Fénix renascida mas ela devia ter voado para longe. Apesar disso, gravou um vídeo a agradecer os prémios.

Conclusão: os grandes vencedores foram: Lady GaGa, Beyonce e Green Day, todos com três estatuetas.

Sem comentários: