segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Novas Oportunidades (para estar caladinho)


Gosto quando acusam os CNO’s de facilitismo. É tremendamente irónico. Á primeira vista, é fácil de tecer comentários negativos e uma boa parte deles anda sempre à volta de uma suposta revolta por, no sistema normativo da escola, aprender-se coisas como equações, dar-se Camões e recitar de cor as taxonomias das Ciências Naturais, ao passo que nos CNO’s basta saber que D. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal para se chegar ao mesmo estatutário formativo dos/as primeiros/as (obvio que o meu exemplo é exagerado).

Bem, não sei se o grau de facilidade é assim tão pequeno. Os/as formandos/as terão que passar por um conjunto de provas de forma a perceber-se se realmente estão aptos/as para progredir na formação e que, por sinal, não são assim tão lineares como se quer parecer. Além disso, nem tudo o que se dá na escola é válido e/ou útil ou constitui-se uma aprendizagem, no sentido exacto do termo. Aprendemos equações mas se quiser fazer um crédito não vou ter que saber se 2x = y então 2y = 4x (outro exagero) e existem múltiplas coisas que dei mas nem sequer me lembro…

Convêm também referir que uma coisa é qualificar e outra certificar. Sabemos que a qualificação fica aquém das situações profissionais mas produz uma comichãozinha no ego e não há nada como um pequeno bombom dado por nós a nós mesmos/as.

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