quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

liberdade de expressão ou liberdade para devastar a privacidade dos outros?


Quando a direita fala sobre liberdade de expressão tremo um bocado. Porquê? Porque a direita faz, invariavelmente, mau uso dos conceitos. Acha que, por exemplo, a liberdade de expressão é denegrir outrem em seu próprio benefício e onde a vitimização cumpre um papel fulcral.

Uma conversa privada não pode ser transformada num auto de fé senão íamos, um/a a um/a, para a impiedosa fogueira. Sem liberdade de expressão ou liberdade alguma. Existem regras sociais que estão implícitas: não tossir para a frente de alguém, não fixar o olhar nos outros no autocarro, etc. Outras regras se fundamentam no princípio civilizatório da cordialidade e do tacto. Isto é, posso não gostar muito de alguém mas, para não entrar em conflitos, trato essa pessoa com algum respeito e, numa conversa privada, posso fazer uso da minha LIBERDADE DE EXPRESSÃO para expressar a minha verdade sobre essa pessoa. É básico. Cinismo? Em certa medida, mas o que seria o mundo sem algum cinismo? Um campo de batalha, talvez.

Acho reles gravarem-se conversas privadas para depois se apregoar o princípio da liberdade de expressão. Isto agora era um pagode!


1 comentário:

João Roque disse...

E promovem-se "sant@s" de estufa: MMGuedes, Mário Crespo e afins...