sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Superbock armada em supercock


Parece que a publicidade da Superbock anda a causar burburinho. Porquê? Porque a imagem utilizada na promoção do produto é um corpo feminino, com os seios em foco, apertadamente inseridos num robe e as letras garrafais passam uma mensagem marota que servem, tanto para a garrafa como para o robe em questão. No fundo, "o prazer é todo seu", neste caso, do homem heterossexual.
Pois, habituem-se. A publicidade das cervejas, ou giram em torno da exploração do corpo feminino ou em torno de homofobias bacocas (ver o anúncio da Tagus há uns anos atrás) e, como neste último caso, a polémica em torno delas só suscita maior visibilidade e, à partida, consequentemente, maior probabilidades de venda. Sexismo? Provavelmente. Se fosse o corpo de um homem continuaria a ser sexismo? Não porque em termos de simbologia social continuaria a haver uma discrepância de género na forma como, à partida, homens e mulheres se revêm quanto à sua sexualidade e género. Parece-me que o anúncio possa passar a imagem de um enquadramento num determinado papel social quanto ao género. Mulheres usadas para prazer sexual, independentemente de terem prazer ou não, o "prazer é todo do homem" e o homem vai para a sala beber uma superbock. É uma possibilidade de interpretação. Contudo, poderemos formular outra: a mulher tem liberdade para expôr o seu corpo e isso é um avanço na medida em que ela domina o seu corpo (se este pode vir a ser um produto ou não é outra história que nos levaria a feminismos anti-pornografia, por exemplo).
Eu acredito mais na primeira possibilidade mas devia-se ter um pouco mais de consciência: é uma publicidade de uma cerveja, for god sake!

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