terça-feira, 23 de março de 2010

Éticas

Questão ética: imaginemos que estão a fazer um trabalho de investigação e que o método utilizado é uma entrevista. Imaginem que nessa entrevista, o/a entrevistado/a confessa que já foi vítima de violência doméstica (crime público). Dessa forma, a ética profissional deve superar a ética pessoal?

1 comentário:

Nyx disse...

Obviamente que é uma questão muitíssimo complicada e com pano para mais do que mangas e que deve ser respondida com ponderação e reflexão prolongada.
Pessoalmente, creio que dependeria das condições actuais da pessoa. Sabemos que a violência doméstica é um crime grave, mas se as situações pertencem a um passado algo longínquo e se nessa altura ninguém as denunciou, talvez não seja altamente pertinente denunciar neste momento. No entanto e infelizmente, a grande maioria dos casos de violência doméstica são casos prolongados, repetitivos, e com tendência à escalada da violência pelo que, perante uma situação nestes termos, provavelmente tentaria reunir a minha coragem, não só para denunciar mas caso fosse necessário, para depois ser confrontada com o facto.