domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abris


Não posso imaginar um país onde não haja liberdade. Liberdade de escolha. Liberdade individual. Liberdade corporal. Liberdade de expressão. Liberdade de reunião. Não posso nem quero. Um país onde as pessoas já não são mais pessoas, são instrumentos de um jogo político onde as regras são arbitrárias. De facto, às vezes, acho que não existe grande diferença entre 1974 e 2010. Desencanto de Abril? Não! Mas acho que se deturparam valores. Deturpa-se a democracia. A liberdade deu lugar à liberdade para ofender, desrespeitar, para ter opiniões e discursos de ódio ou então para promover campanhas neo-liberais que pouca consideração têm com os/as trabalhadores/as (fraternidade?). A igualdade deu lugar a uma homogenização e não a uma simbologia como se tivessemos que ser todos modelos universais clonizados. A fraternidade deu lugar ao insulto fácil e à alienação, ou melhor, acho que nunca lhe concederam um lugar. Os valores democráticos foram (e são) deturpados com uma facilidade gritante mas sabe bem. Sabe bem ver os políticos de direita com um cravo na lapela comemorando aquilo que foi, claramente, uma vitória da esquerda. 25 de Abril valeu a pena? Valeu mas não pode ficar estático em 1974.


Não entendo o que é viver sem liberdade…
A liberdade de ser, a liberdade de estar
Liberdade para escolher a pessoa que amo e quiser,
Homem ou mulher.
Homem ou mulher, iguais.
De cores e feitios diferentes, iguais.
Liberdade para optar.
Eu quase que consigo imaginar…
Liberdade de reunir, liberdade para me expressar
Gritar. Gritar. Gritar
Liberdade para no lado esquerdo estar
Liberdade de fugir se o real não me agradar
Liberdade para ter coisas a ocultar
Liberdade de não me cingir e ser livre para voar
Não essa liberdade em que mais parece que na prisão estou.
Gaiola dourada, não quero e não vou!
Liberdade para sentir, liberdade para ver,
E aquilo que vejo assim posso interpretar:
Não entendo o que é viver sem liberdade…
A liberdade de ser, a liberdade de estar.

1 comentário:

João Roque disse...

Excelente este post. Aplaudo sem reservas!!!!