terça-feira, 13 de abril de 2010

Playlist de Abril

Playlist de Março:

1 - Sabrina Washington - OMG
2 - Phoenix - Lizstomania
3 - Freemasons ft. Sophie Ellis-Bextor - Heartbreak (make me a dancer)
4 - David Guetta ft. Kid Cudi - Memories
5 - Sade - Hang on to your love
6 - Sam Sparro - American Boy (Estelle ft. Kanye West Cover) (Radio 1 Live Lounge)
7 - Gorillaz - Stylo
8 - Gramophonedzie - Why don't you
9 - Roxette - The Look
10 - David Fonseca - A Cry 4 Love


Playlist vitaminada e (pasme-se) em tons masculinos.

Goldfrapp – Rocket



O álbum dos Goldfrapp é uma ode assumida aos melhores hits dos decadentemente dourados anos 80 e este “Rocket”, primeiro avanço de “Head First”, frenético, sexy e plastificado, é uma música a ter no seu mp3 para todas as vezes que quiser transformar o seu carro numa enorme bola de espelhos irrequieta. Ou o seu foguetão.

David Fonseca - Stop 4 A Minute



Às vezes esqueço que certos/as artistas são portugueses/as. O início fica marcado por um quase-sample do grupo one-hit-wonder KC & Sunshine Band e o seu “That’s the way i like it” (muito conhecido por servir de mote a um anúncio de maionese nos anos 90), absorve muito do rock português e canta um tema muito comum nesta época pós-moderna: a falta de tempo. Não que seja uma desculpa para não ter tempo para ouvir esta canção!

Lady Gaga – Telephone



Dizem que o fenómeno GaGa é mais misterioso do que a ovnilogia (até porque GaGa é mais excêntrica do que um alien). Eu não acho. Tudo em GaGa é deliciosamente previsível. Não que seja mau ou não-original! “Telephone” é um exemplo: para começar, não é um videoclipe, é uma curta-metragem ao nível da “Thriller” do Michael Jackson que tem direito a uma continuação e ela própria deriva de uma outra história anterior (“Paparazzi” ou “Bad Romance”? Escolham!); recopia e atravessa um manancial de divãs (particularmente Madonna em Who’s That Girl com o seu ar de vamp masculinizada); sedimenta o seu simbolismo LGBT: no clipe há gays, lésbicas (com direito a beijinho) e todos/as eles/as, não heteronormativos, transexuais, hermafroditas, etc, salientando sempre o seu lado teatral (note-se no discurso com Beyoncé), femme fatale e feminista (as mulheres levam sempre a melhor); LG brinca com os boatos dos media e polemiza a nudez: “she got no dick”; o clipe é uma ode ao merchandising: sites, telefones, roupas, computadores, latas de refrigerantes, etc; há claras referências a filmes (Taratino: “Pussy Wagon” e “Pulp Fiction” do mesmo realizador; humor (nas partes em que ironiza com Shania Twain e no episódio “Let’s make a sandwich”). Em suma: nada de muito extraordinário mas genial ao mesmo tempo. It’s only pop… and we love it.

Fenech Soler - Stop And Stare (Reset Remix)



House atropicalizado agora que chegou o bom tempo calha sempre bem.

Shandi - He's A Dream



Passar Março e Abril a ver filmes eighties (“Flashdance” e “Fame”) dá nisto. Muito antes de 2004 “He’s a dream” invadir as discotecas sobre uma camada house, Shandi já fazia os seus estragos.

Anthony Romero - I Won't Let You Go (Happy Club Music)



House com loops de discursos que parecem ter sido retirados de musicas dos La Revancha del Tango e misturados com uma black soul vibrante. Não nos vai deixar mesmo ir embora.

Crazy Penis - Love On The Line



Qualquer semelhança entre esta canção e a “Sting Me Red” é pura coincidência. Faz lembrar Lusitano? Faz, particularmente o facto de serem Crazy Penis (e a saudosa “Sunshine”). Não, nunca vi nenhum pénis maluco por lá…

The Cure - Boys Don't Cry



Outra preciosidade 80’s. Soturna mas deliciosa. Hino dos EMO’s? Pergunta retórica.

Asher Roth - She Don't Wanna Man (Yes Giantess Remix)



Poderosa! É tudo o que se pode dizer deste housezinho ingénuo e esquizofrénico (quase quase tecno). Ela não quer homem mas nós queremos esta canção a bombar bem alto no meio da pista.

Modjo – Lady



Esta música enjoativa que marcou o início da década de 00 é a minha música do momento. Porquê? Porque me fazia lembrar o meu mais-que-tudo e o meu best. O “lady” é só para enganar.

Outras que ficaram de fora:

Tiesto ft. Nelly Furtado - Who wants to be alone

Janet Jackson - Make Me

Rihanna - Rude Boy

Sem comentários: