segunda-feira, 10 de maio de 2010

Diz que é uma espécie de Estado Laico - parte III


Conversa de facebook (editada):

Pessoa x- Acho lamentável que para poder contestar muitas das coisas que aqui se dizem tenha que fingir que estou de acordo com este grupo, ou seja que tenha que aderir para botar palavra.
Já escrevi que o facto do estado ser laico não quer dizer que o povo seja ateu, e a verdade é que a maioria do povo português não o é. portanto seria muito mais confuso o papa vir cá e não haver tolerância de ponto.
Quanto à crise, parece-me que a origem dela está muito mais na corrupção existente, na europa como em qualquer parte do mundo o nível de desenvolvimento é inversamente proporcional ao nível da corrupção, do que aos gastos com a visita do papa.
Desculpem-me a franqueza mas parece-me cobardia atacar a igreja da forma como tenho visto fazer.Parece-me uma tentativa de expurgar os nossos fracassos.
Criticamos quem segue o papa e está contente com a vinda dele, e assistimos aos freeports, submarinos,faces ocultas, sobreiros, terrenos da falagueira, etc etc, etc e continuamos a ir votar que nem carneirinhos.
Quero que saibam que não costumo ir à igreja e até dispensava a visita do papa, sou católico e tento estar perto de cristo, mas nas acções que pratico em todo o momento, não ao domingo e dispensava bem o marketing da igreja que esta visita também representa. Contudo tento partilhar e absorver a alegria dos católicos em verem cá o seu representante e não consumo energias a criticar.
Estamos a viver um tempo que parece que as maiorias tem que se envergonhar das suas opções e as minorias têm todos os direitos!! Acalmem-se a igreja é um alvo fácil, mas não é claramente quem vos impede de ter melhores condições de vida!

Pessoa x, não tens que fingir nada. Tens direito à tua opinião e liberdade religiosa assim como eu tenho direito à minha opinião e liberdade religiosa (ou de não ter religião). Não deixa de ser interessante que, mesmo partilhando dessa premissa, venhas para aqui impôr a tua verdade, camuflado e reclamando liberdade quando aqui ninguém pretende castrar a liberdade de outrem.

A maior parte da população portuguesa não é ateia mas também não é católica. E tu irás contestar: não mas é. Repara, as contagens da ICAR para contabilizar os católicos é dúbia: primeiro porque os instrumentos são suspeitos (uma pessoa baptizada não será necessariamente católica) e depois porque a própria identidade cristã e/ou católica nunca é uma identidade fixista já que certos/as crentes tem posturas e crenças diferentes (existem católicos a favor da despenalização do aborto e do casamento gay).

A vinda de um líder (religioso, político, etc) não é motivo para interferir na vida social dos restantes cidadãos ou cidadãs. Seja a sua ideologia minoritária ou maioritária.

Não utilize a crise para pregar. Tem que reconhecer que a própria ideologia da ICAR assenta na verticalidade/hierarquização católica que tanto fascinam o capitalismo, causa real desta crise.

As maiorias continuam com os seus direitos! Ninguém é atingido. Não se pode dar é privilégios a quem não os merece e mais, a quem se julga moralmente superior e, no entanto, usa e abusa de estratégias para esconder casos gravíssimos de pedofilia, por exemplo.

Nota: respeito qualquer um/a, independentemente das suas religiões. Não me peçam é para idolatrar. Até porque idolatração é pecado :)

Sem comentários: