sábado, 2 de outubro de 2010

As contradições da direita


Estava a almoçar, por acaso, um valente prato de feijoada enquanto ouvia o sempre manipulador Portas num comício nos Açores afirmando, com dedo em riste e à boa maneira Mussoliniana, que o Estado era um monstro que procuraria enriquecer os seus cofres a todo custo (ok, não foi bem assim mas a essência da questão era essa) e que tal concepção atacaria profundamente (algumas?) pessoas. Parei de comer e soltei uma gargalhada!

Em primeiro lugar não deixa de ser curioso que o canal televisivo que exibia tal barbaridade fosse a TVI (facto já muito explorado aqui no blogue). Não deram tempo de antena ao Francisco Louçã nem ao Francisco Lopes mas sim ao Portas. Estranha forma de democracia (seja representativa ou absoluta já que o CDS-PP é um partido irrisório - ou pelo menos inferior, nas sondagens ao contrário do BE ou do PCP)… Podia mudar de canal mas os meus avós flirtam com a TVI (idosos = público-alvo da TVI; outro facto curioso). Em segundo lugar, acho de uma profunda contradição o comentário de Portas e só o toma como verdade quem adora a demagogia (muitos idosos e agricultores adoram-na!) e as falácias camufladas de verdadezinhas verdadeiras.

A contradição: o facto de o Estado ter um grande monopólio no que toca às economias (como as golden shares, por exemplo) indica, não que seja um bicho-papão, mas que controle e impeça a privatização desmedida que implica necessariamente desemprego para fundamentar os seus avanços pró-capitalistas. Ora, essa concepção é a favor das pessoas e não contra. Tal como refere José M. Castro Caldas no blogue “Ladrão de Bicicletas”, a direita não pode dizer certas coisas (como querer reduzir o SNS, minimizar o Estado Social – reformas, RSI, função pública -, criar escolas para ricos, etc -) porque soa mal e portanto, como contra-ponto, focaliza-se nos clichés (as pessoas, o bem-estar, os trabalhadores, etc) para, camuflando os processos, conseguir, através da demagogia, o apoio popular. Seria bom que o Portas (e o CDS) esclarecesse que, quando refere que o mal fadado Sócrates anda ao sabor dos mercados, afinal é o próprio CDS, na sua loucura pro-privatização, que quer andar ao sabor dos mercados! O CDS não pode mentir aos e às portugueses/as!

Logo a seguir a imparcial TVI dá a notícia da compra de um carro de luxo por parte do Estado…

Sem comentários: