terça-feira, 12 de outubro de 2010

Bolsas de estupidez

Parece que nada sobrevive nestes tempos de vacas magras (desculpa Felícia Cabrita). Nem as bolsas de estudo para estudantes do Ensino Superior que já sofrem cortes!

Os recentes cortes na Acção Social estão directamente ligados à aplicação do PEC e a partir daí o decreto-lei 70/2010 (que entrou em vigor no dia 1 de Agosto deste ano) tem como estratégia de fundo uma poupança de 300 milhoes de euros (90 este ano, 199 no próximo). Sem consequencias! Afinal se 25% dos 70 mil bolseiros começar a receber uma bolsa mais baixa ou até mesmo perde-la, não é nada de mais! Para complexificar existem estudantes que recorrem a empréstimos para pagar as propinas...

Boas noticias: a FAP pede um subsidio de transportes para alunos/as em estágio e um complemento de material escolar para cursos que o assim exijam (Medicina e Arquitectura). Ou seja, nada que me favoreça concretamente mas são propostas interessantes. Ricardo Mourão da FAP refere que o modelo de contratualização será benefico pois os/as estudantes que já estão inscritos/as passam a receber automaticamente a bolsa no ano seguinte (não tem que, vergonhosamente, esperar meses para saber se lhes é atribuída bolsa ou não) assim como o modelo de linearização onde o estudante recebe um valor de acordo com o seu rendimento familiar.

Sem comentários: