segunda-feira, 11 de julho de 2011

Playlist de Junho/Julho

1. Adele - Someone Like You

Adele começou por ser uma tímida e bonita garota, apanhada pela onda jazzie inaugurada por Amy Winehouse ou Duffy e transformou-se, de repente, numa divã de palmo e meio. O mega-hit «Rolling in Deep» catapultou-a para o centro nevrálgico da fama e «Someone Like you», uma balada pegajosa, com laivos de realismo sincero, ajudou-a a não descer de lá. Adele, não há ninguém como tu.

2. Bob Sinclair - Far L’Ámore (ft. Rafaella Carra)

Se nunca tivesse existido uma canção que fez 8e faz) furor nas discotecas, bares e afins, chamada “Papamericano”, rebuscando o som vintage e remistura-lo com uma batida e ritmo italiano, Bob Sinclair seria pioneiro. Mesmo assim – e apesar de a canção estar muito bem produzida e conseguida -, destaque para o glamour exorbitante do clipe.

3. Austra - Lose It

Desde dos rasgos de genialidade de Robyn ou Royksoop que a pop indie não conhecia canção que pudesse, simultaneamente, servir os intentos mainstream e representar uma alternativa ao exaustivo “euro-hop”. Curiosidade: também vêm da zona norte do Globo (Islândia).

4. Soraya - Live Your Dreams (ft. Antoine Clamaran)

Nada de muito novo no lado house da força. Nada que realmente Sophie Ellis-Bextor ou a novata LIttle Boots tenham já experimentado ou feito. Contudo, não fica mal ter esta malha no nosso mp3.

5. Ludenczio - Vem Dançar Kuduro (ft. Big Ali)

Quando fui a Barcelona, agora neste Verão, esta música fazia furor e consta que em França também. É sempre bom saber que o português cantado – mesmo o kuduro – faz sucesso em países estrangeiros. Afinal de contas, o raio da música é contagiante.

6. Tim Berg - Seek Bromance

Já é antiga e já se tornou um hit incontornável das pistas. A good, good bromance.

7. Black Eyed Peas - Don't Stop The Party

O “euro-hop” tem nos BEP os seus principais mentores. «Don’t Stop The Party» é pois uma das milhentas canções com as quais o grupo tenta conquistar o mundo, mas quem não reconhece o erro de “virar o disco e tocar o mesmo” está destinado ao insucesso. Não é altura de parar (ou pelo menos, mudar) a festa?

8. Swedish House Mafia - Save The World

Outro hit house do grupo-maravilha quem, na estreia, consegue juntar uma constelação de estrelas (Pitbull, Pharell Williams). Sebastian Ingrosso, da comandita, estará no Nova Era Beach Party. Para salvar Leça.

9. Shakira- Rabiosa

Ela é louca, é rabiosa. A mulher é tudo e mais alguma coisa. Meter no mesmo saco uma guacamole, um turbante, agitar e dar ao pessoal, Shakira é exímia. Não é estranho pois que “Rabiosa” ganhe o estatuto de musica do mundo (tal como a “Waka, waka”).

10. Lady GaGa – Edge of Glory

“Edge of Glory”, terceira amostra de “Born This Way” – o sempre difícil segundo álbum -, é um irmão bastardo no meio de faixas de electro-pop pesado com laivos de rock plastificado, o que não invalida de ser uma música genial num outro contexto (GaGa teve a coragem de recolocar o saxo na house). Peca é pelo clipe: Estará GaGa – que mais parece uma prostituta de rua - a imitar a Wanda Stuart? A canção, que vangloria a glória, merecia melhor

11. Take That - Love Love

A mesma atitude viril de uns Muse ou The Editors, o pop sintetizado de Depeche Mode a Pet Shop Boys e o apelo – flagelante mas francamente irónico – ao mulherio (and else) que caracteriza o fenómeno nineties das boys band. Como cereja em cima do bolo, a ode ao amor travestido de sexo. Ou será mais o contrário?

12. Maroon 5 ft. C. Aguilera – Moves Like a Jugger

A linha de duetos com as princesas da pop continua (a primeira foi Rihanna). Maroon 5 são espertinhos e a sua onda beach house e sejamos sinceros, a frondosa e framigerada Aguilera (“Bionic” foi um flop e “Burlesque” um atestado de má representação) soa bem. Malabarista.

Outras canções:

Sugababes - Get sexy

Britney Spears - I Wanna Go

Mastiksol ft. Buraka Som Sistema - Sambalo

Robyn - Call Your Girlfriend

Justice - Civilization

Coldplay - Every Tear is a Waterfall

Eminem - A Kiss

Rihanna - California King Bed

Katy Perry - Last Friday

Mylene Farmer - Lonely Lisa

Bruno Mars - Grenade

Snopp Dog - Sweat (ft. David Guetta)

Sem comentários: