terça-feira, 16 de agosto de 2011

Parabéns Madonna

No dia do aniversário de Madonna (53 anos!) decidi homenagear aquela que é, indiscutivelmente, a figura maior da História da música pop mundial até aos nossos dias, isto é, "A" Rainha, com a elaboração de um top ten (tarefa terrivelmente árdua!). De fora, ficaram as polémicas "Erotica" ou "Human Nature", as deslumbrantes "Frozen", "I Want You" ou "Oh Father", clássicos como "Like a Virgin", "Like a Prayer", "Music" ou "Don't cry for me, Argentina", a poderosa "Hollywood" (com direito a um casamento com Spears e Aguilera) e a saudosa "American Pie". Sacrifícios minha gente...

1 - Vogue



Inspirada na sofisticação da cinematografia de Hollywood, "Vogue" é francamente a música mais gay friendly de Madonna (o voguing é um estilo de dança que recria os gestos das grandes divas do cinema, assentando na desordem de género, por exemplo, os Kazaky). Fica para a história o polémico clipe monocromático e a performance burlesca da artista nos MTV de 1990, onde encarna, nada mais nada menos, que Maria Antonietta. Olé!

2 - Hung up


Madonna - Hung Up por ffabou

Nunca um sample foi tão bem usado como o de "Gimme! Gimme! Gimme! A Man After Midnight" dos ABBA. O facto de se tratar da banda incandescente dos anos 70 e o malloit rosa de Madonna a imitar Olivia Newton-John no clipe não é à toa: Madonna queria se tornar a dancing queen da 1ª metade do século XXI. Done! Next...

3 - Papa don't preach



A tendência para abordar temas polémicos começa algures aqui. Por um lado, luta contra o próprio pai por um amor com todas as hipoteses de correr mal, o que irrita os conservadores e satisfaz as feministas (pelo ato simbólico de oposição ao patriarcado). Depois alega que nunca fará um aborto o que irrita as feministas e satisfaz os conservadores. Bem, no meio disto tudo salva-se o álbum, ode à opera-rock (Elvis, olá!), que vendeu que nem ginjas.

4 - American Life



Até hoje ninguém sabe se foi Bush, o ódio de estimação de Madonna, que censurou o clipe ou a própria que decidiu não passa-lo (ou será antes invenção da artista para esconder um orgulho ferido?). Seja como for, nele, Madonna, interrompe um desfile de moda, no qual soldados norte-americanos, vestidos de pavões, raptam meninas muçulmanas e atira uma granada a um sósia de George Bush, cantando um rap insólito (!) sobre a sua riqueza e o inestimável sentimento de insatisfação. Habemos revolução!

5 - Burning Up



Todo o fulgor sexual condensa-se numa batida rock pejada de intensidade euro-pop (ou disco, vá) e a letra ostenta um desespero inacreditavelmente implorativo mesmo para a Rainha da Pop. Para salientar o seu papel de femme fatale, Madonna não se deixa atropelar e acaba, no final, por conduzir o carro do seu amante (na vida real, namorado da própria); metáfora ideal para o controlo da condução do seu próprio impulso, ideia chave para o sucesso que a marcará nas três decádas consequintes.

6 - Bedtime Story


Madonna - Bedtime Story por matsou75

Produzida por Bjork - sem antes haver alguma contestação; é o que dá a aliança entre o alternativo e o mainstream -, “Bedtime Story” é um dos mais caros clipes de Madonna, e talvez o mais caro de sempre da pop. A sua produção e temática, inspirada na psicanálise freudiana e no surrealismo de Dali – ambos cara da mesma moeda -, é de tal forma sofisticada que se encontra em exibição constante no museu do Louvre.

7 - Justify My Love



Consta que se trata do 1º videoclipe de uma artista feminina a ser banido pela MTV. De lingerie provocante, amparado apenas por um parco sobretudo, Madonna vagueia por um corredor de hotel onde cada quarto representa um fetiche sexual. Tony Ward dá-lhe uma ajuda e, em segundos, sobre o olhar atento de uma estátua de Cristo, desenrola-se uma cena de menage à trois com uma outra mulher. O clipe tem direito a lesbicas sádicas, travestis, drag kings, imagética S&M q.b., desenrolando-se com uma letra languidamente sussurada. "Poor is the man whose pleasures depend on the permission of another". Quem fala assim...

8 - Ray of Light



O nome da canção é dado à filha, o clipe, na esteira da discussão política sobre globalização da decáda de 90, representa a velocidade dos bytes compactuado com diversos quotidianos de diversas gentes por todo o mundo pós-moderno e a sonoridade é uma mistura inexata entre o pop caústico, o acid-trance e o rock de Iggy, com o falsete de Madonna a coordenar a canção. Ah camaleoa!

9 - Material Girl



Se é verdade que GaGa se inspira escancaradamente em Madonna, não é menos verdade que Madonna também tenha os seus guilty pleasures. Em "Material Girl" é a Marilyn Monroe de "Gentleman prefer blondes" que serve de diva inspiradora para um clipe camp e divertido. Fama ou amor? Nunca o saberemos, mas a canção fez furor e rendeu-lhe um apelido.

10 - 4 Minutes


Madonna - 4 Minutes (feat. Justin Timberlake and Timbaland) por fabiofreire no Videolog.tv.



Ver Madonna a dançar sensualmente com uma das coqueluches da black music - mesmo sendo branco - e com idade para ser seu filho (Justin Timberlake, ora essa) ou saber que "Hard Candy", com a ajudazinha de Timbaland, foi um território já explorado, por exemplo, por Nelly Furtado, pode ser interpretado como decadência. Mas o vigor e frescura da canção e o seu sucesso nos tops indica que, mesmo que os 4 minutos virassem 4 séculos, Madonna é como a duracell: dura, dura, dura.

Sem comentários: