quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Playlist de Agosto

1 - Linkin Park - Rolling in Deep (Adele Cover)

Colocar os Linkin Park a fazer um cover de Adele é a mesma coisa que ver os Metallica a dançarem ballet ou Britney Spears a cantar Pavarotti. O que é certo é que parece haver no desespero forçado do Chester algo que condiz com a infeliz/feliz canção (infeliz porque a letra parece retratar uma forma de auto-convencimento na perda de alguém, depois de tantos anos; feliz pela beleza, transparência e sucesso da dita cuja).

2 - Chris Brown - Beautiful People (Benny Benassi Remix)

Nos MTV Video Awards, Chris Brown teve uma performance bastante fraca a avaliar pelo feedback do público, apesar de se esmerar todo em palco (alguém esqueceu o que o pobre diabo fez a Rihanna?). Nas canções, ao contrário das atuações ao vivo, «Beautiful People» é certeira, com a ajuda messiânica de Benny Benassi. Sem ela (como “Sweat” do Snoop Dog sem Guetta), “Beautiful People” seria uma “ugly song”.

3 - Dangerous Muse - Fame Kills

Os (e as) fãs podem suspirar de alívio: o segundo duo mais camp do milénio (o primeiro são os Pet Shop Boys) finalmente tem segundo trabalho. “Fame Kills” é a primeira amostra e com ela parece que entramos no mundo sideral da eletrónica etérea de Cut Copy, perdendo-se a fórmula escancaradamente pop e eighties de uma “Rejection”, por exemplo. De 0 a 10? 1000.

4 - Cherly Cole – Parachute

Eu separo as grandes divas pop em três grupos: as intocáveis também chamadas clássicas (ou velhas, dirão as más línguas): Madonna, Cher, Tina Turner, Kylie Minogue. As ascendentes: Britney, Aguilera (ou será descendente?), Beyoncé, Rihanna, e claro! Lady Gaga! E as insossas: Jessica Simpson, Jessie J, Miley Cyrus, Katy Perry (apesar de ascendente é insossa… e morena!), onde se podem agrupar a catrefada de pitas popalhudas que existem por todos os estados americanos. Cheryl Cole poderia ser grande com este genial e viciante “Parachute”. Vou abrir um quarto grupo: as one-hit-wonder.

5 – Ne-Yo ft. Pitbull - Gimme Everything

Na mesma linha de Chris Brown, Usher ou Taio Cruz: pimbalhada da euro-hop never ends e Pitbull marca presença (claro…). Destaque para o verso que começa com “Excuse me…”. Sexy, sexy, sexy!

6 - Clã - Arco-Íris

Não bastava serem uma das bandas mais míticas de Portugal (e desculpem-me o regionalismo, do Porto) e ainda tinham que ter a coragem de escrever uma música sobre a diversidade do amor, isto é, sobre o amor gay e lésbico. Apetece-me cantarolar: “Não será que nunca sentiste que somos pó do universo/ sujeitos à atracção do que é igual e diverso?”.

7 - Beyoncé - Best Thing I never had

Definitivamente Beyoncé tornara-se a Rainha negra da pop mundial, sem ajudazinhas dos Kanye West racistas deste mundo (ninguém me tira da cabeça que o que o rapper fez a Taylor Swift foi uma forma de racismo!). Tal feito já tinha sido conseguido na fase “Sascha” mas com um álbum maioritariamente de baladas e pouca incursão na tendência mainstream da electro-pop (Avé Beyoncé!), a coisa torna-se indiscutível. “The Best Thing” é a “California King Bed” da ex-líder das Destiny Child. “1 + 1” é a transformação da diva numa Tina Turner dourada. Em comum, o amor (Jay-Z), e uma gravidez. Who run the world? Beyoncé.

8 - Mika - Elle me dit

Incursão num jardim-de-infância francês com retoques vintage, certamente inspirados em filmes de Almodôvar ou Woody Allen. Senhores e senhoras (and else), Peter Mika Pan!

9 - Alexandra Stan - Mr. Saxobeat

Música de carrinho de choque fica sempre bem em playlist tão séria. Cof, cof…

10 - MEN ft. Anthony - Why I Feel So Free

Nunca os vi mais gordos mas a presença de Anthony, a capa do single tão multicolorida e exótica – a mistura entre uma obra de arte de Baskiat e o camp de Frankie Goes to Hollywood – e a pergunta retórica impõem respeito.

11 - Snoop Dog - Sweat (David Guetta Remix)

E por falar no diabo…

12 - Azari & III - Into The Night (Nicolas Jaar Remix)

Para finalizar em beleza, esta canção. A ternura mística de um semblante nocturno sobre o aval da angústia (tão “The xx”) evoluindo para aquilo que poderia ser uma cançoneta dos Hércules & Love Affair. Bota grife, como diria um amigo meu.

Outras:

Lady GaGa - You & I

Rihanna – Cheers

Inna - Sun is Up

REM - Uberlin

Kastle - I Know

Bruno Mars - The Lazy Song

Sem comentários: