sexta-feira, 25 de julho de 2008

11 videoclips de brandar aos céus

Nine Inch Nails - Happyness in Slavery

As referências sadomasoquistas presentes nos videoclips dos NIN já se tornaram o ex-libris da casa. O videoclip "Closer" assim como outros são completamente intragáveis para as pessoas mais sensíveis. Se o "Saw" tivesse direito a um Greatest Hits não estaria muito longe disto. Ver para confirmar:




Madonna - Like a Prayer

A cantora foi responsável por um dos videoclips mais polémicos de sempre. Consegue juntar referências ao estigma de Jesus Cristo, alusões ao Klux Klux Klan com as cruzes a arderem por trás dela, é testemunha de um crime de violação e até se apaixona por um santo negro. Madonna a demonstrar aquilo que melhor a caracterizava dali para a frente: o gosto pela polémica (videoclips como "Justify My Love", "Erotica", "Music", What it feels like for a girl" ou o mal fadado "American Life" não desmentem). Valeu-lhe um cancelamento de um contrato milionário com a Pepsi, apesar de ter direito ao dinheirinho todo, e a ameaça de ser excomungada pelo próprio Papa.



Fatboy Slim - Weapon of Choice

Os videoclips dos Fatboy Slim são aquilo que os americanos apelidam de "weird". Neste, aparece o actor Christopher Walken a dar o ar da sua graça, na pele de um frustado empresário (possivelmente será um...) que teve um encontro em 1º grau com a música dos Fatboy e decidiu libertar a franga (notem os dotes de bailarino do homem!). Nada podia ser mais alienígena do que o videoclip.




Prodigy - Smack My Bitch Up

Os Prodigy parecem ter interiorizado que controvérsia são com eles. O videoclip que se segue foi gravado com o efeito Gonzo (Na linguagem pornográfica, acontece quando o personagem é o mesmo que o realizador) e tem cenas menos aconselháveis para as criancinhas. A MTV não tardou a exila-lo e eles agradeceram.



Aphex Twin - Come to Daddy

A Björk ao pé destes senhores é como a Luciana Abreu ao pé da Greta Garbo. Os videoclips são completamente estranhos e fogem à narrativa comum que normalmente o mercado mainstream nos apresenta constantemente. Para quem gosta de coisas diferentes, aliás, demasiado diferentes é mais do que aconselhável.



Jaz Z - 99 Problems

Detesto videoclips de rappers. Aliás, detesto rappers. Não vou comentar.



Marilyn Manson - The Beautiful People

Falar sobre coisas estranhas e não falar do Marilyn Manson é como falar da privatização da GALP e não falar do PCP.






Videoclip : Marylin Manson : Beautiful People - kewego


Björk - Pagan Poetry

Falamos da mulher e ela tinha mesmo que aparecer. De mamocas ao léu pois claro porque isto de se distanciar do mundo erotizado da pop não é para qualquer um. Não é Björk?



Robbie Williams - Rock DJ

E também não podíamos falar de pop sem falar de Robbie Williams. O menino bonitinho da pop britânica até sentiu um arrepio com a chegada à Terra de Amy Winehouse mas muito antes de ela invandir os palcos com pura coca e com doses industriais de álcool já este senhor tinha feito um videoclip em que se despia de preconceitos (literalmente). Quando digo, despia-se, digo mesmo tudo. Pele e carne. A expressão "abanar o esqueleto" nunca fez tanto sentido.



David Hasselhoff - Hooked on a Feeling

Esqueçam os filmes da Disney. Esqueçam os videoclips da Romana, da Ágata e do Iran Costa. David Hasselhoff consegue nos fazer concluir que afinal o seu desempenho na Baywatch não era assim tão mau. Em todos os casos, meter água é a sua marca registada. Kit, traga o meu carro...



Radiohead - Paranoid Android

Exaltados por muitos como uma das melhores bandas do mundo, os Radiohead não deixam os seus créditos por mãos alheias. Para esta faixa do álbum Ok Computer, chamaram Magnus Carlsson, o criador sueco de uma série de animação do Channel 4 – Robin – que todos os membros dos Radiohead adoravam ver. A maluqueira anda algures por aqui.

2 comentários:

João Roque disse...

Dos muito conhecidos (Madonna e Robbie Williams), até à histeria insuportávelmente masoquista da primeira há de tudo; até um magnifico Christopher Walken a dançar tipo Fred Astaiire...

Mrs. Manson disse...

Sem dúvida que estão aqui videoclips que é mesmo de brandar aos céus, mas sou uma fã de Marilyn Manson e não posso deixar de comentar. Beautiful People é um videoclip bem calmo e pouco polémico de Manson. Deixem-me sugerir um dos videoclips mais polémicos: Heart-Shaped Glasses (When The Heart Guides The Hand).