quinta-feira, 24 de julho de 2008

Bacalhau fresco com molho raïto


Ingredientes:

4 filés de cod (bacalhau fresco) sem pele (aproximadamente 1kg)

2 colh. (sopa) de sal marinho grosso

2 colh. (sopa) de açúcar

pimenta do reino recentemente moída

farinha de trigo para polvilhar

2 1/2 colh. (sopa) de azeite de oliva

azeitonas pretas sem caroço para guarnecer

Para o molho:

2 colh. (sopa) de azeite de oliva

2 cebolas médias finamente picadas

2 folhas de louro

3 talos de salsão ou erva-doce

3 tomates médios, maduros

3 dentes de alho

3 ramos de salsa fresca

150ml de vinho tinto

1 colher (chá) de açúcar

2 colh. (chá) de alcaparras drenadas

2 pepinos em conserva pequenos

Seque os filés de bacalhau com papel toalha. Misture juntos o sal e o açúcar e esfregue sobre os filés. Coloque em um prato, cubra e leve à geladeira por 3 horas.
Enquanto isso faça o molho: coloque o azeite em uma panela, adicione as cebolas, louro, talo de salsão e cozinhe em fogo baixo por 12 a 15 minutos, até estar macio, mexendo ocasionalmente.
Pele os tomates, remova as sementes e pique. Pique o alho e a salsa bem fininho. Adicione o alho e salsa às cebolas, e em seguida os tomates. Acrescente o vinho, aumente um pouco o fogo e cozinhe por 3 minutos. Adicione aproximadamente 200ml de água (ou menos - vá acrescentando aos poucos de acordo com a necessidade). Tempere e adicione o açúcar. Continue cozinhando por 5 minutos.
Pique finamente os pepinos e junte as alcaparras. Acrescente à mistura da panela e cozinhe por 10 a 15 minutos, adicionando algumas colheres de água se o molho ficar seco. Reserve. Antes de servir, reaqueça e descarte os talos de salsão e o louro.
Lave os filés de bacalhau em água fria, coloque em uma panela cobertos com água fria e tempere levemente. Cozinhe em fogo baixo até pequenas bolhas começarem a se formar na água. Seque os filés em papel absorvente.
Polvilhe com farinha. Aqueça o óleo em uma frigideira e frite os filés em fogo moderado por 2 a 3 minutos de cada lado, até dourar. Coloque em uma assadeira e sirva imediatamente, coberto com o molho e guarnecido de azeitonas.

Nota: sugiro que ao invés de fritar o bacalhau, o leitor o leve ao forno após estar cozido em água, coberto com o molho. Além de evitar a fritura, isso evitaria manusear muito o peixe, já que ele se desmanchou um pouco ao ser frito...

1 comentário:

paulo disse...

humm, também se come por aqui!