segunda-feira, 9 de março de 2009

Playlist de Março

Lady Gaga – Pokerface




Lady Gaga está destinada a ser uma Rihanna loira e até Christina Aguilera parece seguir-lhe as pisadas. Absorve de Rihanna toda a urban pop de 00 e reutiliza, os tão na moda, sintetizadores de 80 levando o ouvinte a perguntar-se com a resplandecência do loiro platinado: quem nasceu primeiro? Lady Gaga ou Gwen Stephani? Seja como for, uma verdadeira arma de arremesso pop eléctrico repleta de estética barroca libidinosa e atitude femme fatale futurista preenchendo o imaginário da iconoclastia “diva camp” teenager é a receita! Apesar de ambas terem o sabor a pastilha elástica mascado, Britney cuidado!

The Ting Tings – Great Dj




Refrão orelhudo e beat cavalgante. Mp3 sem Ting Tings deveria ser processado.

Kate Perry – Hot’n’cold




Ela já se queixou do namorado ser muito gay e confessou gostar de beijar meninas (e nas melhores das intenções, causou a indignação das organizações LGBT e simultaneamente dos conservadores, pasme-se!). Fez dos seus grandes hits “U’re so gay” e “I kissed a girl” uma espécie de exorcismo à sua educação católica, sexista e homofóbica, típica do Sul baptista norte-americano e explorou a gay scene como uma mina de ouro (e que muitos interpretam como oportunismo comercial desaprovando com dedo em riste). Não admira agora que ela brinque com o casamento nesta canção pseudo-rock de usar e deitar fora. Nota: o rapazinho do clipe está à venda?

Cut Copy – Hearts On Fire




Ao princípio pode-se pensar que os Cut Copy estão simplesmente a fazer jus ao seu nome com a reciclagem frenética da essência 80 ao contexto actual. E pensa-se bem! Ctrl + C nos anos 80 e Ctrl + V na pop plástica actual. “Hearts On Fire” leva-nos para uma Avalon de sintetizadores e algodão doce que não apetece sair. The One puro! E se sairmos, vamos direitinhos para o club mais próximo. Vai uma aposta?

Mundo cão – Morfina



Esta coisa de ter as musiquinhas a passar nas telenovelas não é nada mal pensado! Este “Morfina” dos Mundo Cão é a prova que a música portuguesa está viva e recomenda-se. Rockificada, imperial e luxuriante. Clipe a descondizer.

Buraka Som Sistema – Kalemba (Wege Wege)




Primeiro entra no ouvido como um furacão tropical. Em menos de um minuto as pernas começam a balançar, e pouco depois todo o corpo se move e parecemos um chimpanzé que andou a fumar umas coisas estranhas. Ninguém consegue ficar indiferente a este frenesim afro. Quem entrou numa discoteca em 2008 sabe do que falo e em 2009 continua a fazer vitimas por este Portugal fora. Pelos vistos, não vai parar tão cedo. Kuduro, hip hop, kizomba, chamem-lhe o que quiserem. Buraka Som Sistema são um dos maiores fenómenos da música tuga dos últimos tempos. Há dúvidas?

Duffy – Rain On Your Parade




Ela já foi desancada pela Alison Goldfrapp que lhe chamou uma versão rasca e clonificada de Amy Winehouse e insultada pelo vocalista dos Sex Pistols, o seu grande ídolo, que no momento em que esta lhe ia pedir um autografo, empurrou-a gritando em alto e bom som: “sai daqui sua cabra!”. A pobre Duffy não tem descanso. A versão clean, e sejamos sinceros, mais sóbria de Amy Winehouse (detesto concordar com a Alison!) afinal parece também não ser flor que se cheire. Neste “Rain on your parade” mostra o seu lado mais vingativo (embora cutxi cutxi). A canção é irresistivelmente magnificente e poderia perfeitamente ser tema título de um 007 qualquer.

The Presets – Talk Like That




Conterrâneos dos Cut Copy mas sem kangurus à perna, os The Presets são uma das grandes revelações da música electrónica (mesmo com um álbum intitulado Apocalypso!). Batidas negras e intensas, atmosferas sombrias mas dançáveis, tudo é possível com a voz maquinal e sexy de Julian Hamilton (que não andará muito longe da prepotência rock do timbre vocal do vocalista dos The Editors). “Talk Like That” é completamente esfusiante e o clipe não faz por menos. Os Pet Shop Boys estão definitivamente bem entregues.

Mesa – Vicio De Ti




Um dueto com Rui Reininho deram-lhe a fama que ansiavam e eles habituaram-se. Do ouvido ao coração.

The Killers – Human




The Killers estão decididos a conquistar o mundo. Tendo o Stuart Prince como produtor, é o mínimo que se pode fazer! Desde o seu estrondoso inicio (“Somebody Told Me” lembram-se?) há 8 anos atrás que a coisa já tinha sido estudada. E agora vieram as lantejoulas, o épico, as plumas e a glória à dança (veja-se o refrão de “Human”) mesmo com o Grand Canyon como fundo. Se os Queen nunca tivessem existido, The Killers seriam grandes.

Tiago Bettencourt & Mantha – Pó de Arroz



Depois dos Toranja, Tiago Bettencourt parece não parar. Junta-se aos Mantha e prestam homenagem a um dos (o?) maiores compositores portugueses de canções, Carlos Paião. All Together, Pó de arroz…

Robyn – Who’s That Girl



Outro bombom da princesinha da pop sueca. Com Kleerup no cardápio.

Sem comentários: