quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A censura é má mesmo quando se censura algo mau?! Há sempre quem goste de merd@...


Não vejo o porque do escândalo com o cancelamento do Jornal de Sexta da TVI.


Pessoalmente abomino a informação da TVI (aliás, como uma boa parte dos cidadãos e cidadãs portuguesas). Não se deve a factores emotivos inexplicáveis ou a uma simples questão de gosto (apesar de também o ser), trata-se de factores bem objectivos. É claro para um pessoa sã verificar que o tipo de informação que os noticiários da TVI fornecem é populista, demagoga, sem profissionalismo, barroca, desinteressante, sem filtro, retórica e incoerente.


Acredito na democracia e como tal defendo a liberdade de informação e a liberdade de expressão, mesmo que as opiniões sejam completamente opostas às minhas e mesmo que tudo se resuma a uma mera questão de gosto (pessoal e subjectivo), pois acredito que haja alguém que goste da informação populista, demagoga, sem profissionalismo, barroca, desinteressante, sem filtro, retórica e incoerente, no entanto, e essa é um condição necessária para uma democracia de qualidade, não tolero falsas concepções, factos deturpados, jornalismo de segunda, metodologias obscuras, notícias claramente parciais (Sieg Manuela Moura Guedes), informações pouco selectivas (o que é que uma festa do staff dos Morangos com Açúcar tem a ver com a redução da inflação?).


Ainda esta semana, numa reportagem sobre o caso Freeport, precisamente no dia em que o Jornal de Sexta foi cancelado, a jornalista Ana Leal refere que falou com duas pessoas que não se quiseram identificar etc coisa e tal… Por amor da Virgem Maria! Imaginem: Ah e tal, falei com duas pessoas que me disseram que o Michael Jackson era hermafrodita”; Ah e tal, falei com duas pessoas que me disseram que o Cavaco Silva gosta de andar de lingerie da Intimissi em casa”; Ah e tal, falei com duas pessoas que me disseram que o Obama anda no tráfico de dedos do pé do Abominável Monstro das Neves”, pleeease…


Uma coisa é clara. A TVI não esconde as suas ideologias políticas. Passa da desejável imparcialidade informativa para uma autêntica caça ao homem (Caso Sócrates e Freeport). Vale lembrar que a TVI foi um canal de emissão exclusivamente religiosa? Salazarenta, de direita, e não me admiraria nada que tivesse parcerias com o PSD para desmoralizar o PS e Sócrates, que por sinal, já está habituadíssimo a estas difamações (lembram-se da questão da orientação sexual de Sócrates em 2005, aquando o confronto com Santana Lopes, para ascender ao cargo de 1º ministro?).


Acho incrível que sejam partidos de direita, como o PSD e o CDS-PP, a revoltarem-se contra a falta de liberdade de informação e expressão, e mais, a reivindicarem-nas.


Espero que não me censurem este post. Não vão censurar pois não?

1 comentário:

João Roque disse...

Ainda cá está, e está muito bem...