segunda-feira, 3 de maio de 2010

Playlist de Maio

Playlist de Abril:

1 - Goldfrapp - Rocket
2 - David Fonseca - Stop 4 a Minute
3 - Lady GaGa - Telephone
4 - Fenech Soler - Stop And Stare (Reset Remix)
5 - Shandi - He's a Dream
6 - Anthony Romero - I won't let you go (Happy Club Music)
7 - Crazy Penis - Love On The Line
8 - The Cure - Boys Don't Cry
9 - Asher Roth - She Don't Wanna Man (Yes Giantess Remix)
10 - Modjo - Lady (Hear Me Tonight)


Alicia Keys - Empire State Building




Sedutora e envolvente são os adjectivos imediatos para esta canção. O piano sempre presente e o soul inato da voz da Alicia recriam a essência hedonista, em tons natalícios, da clássica “New York, New York” de Sinatra e corre o sério risco de se tornar um novo hino à cidade que nunca dorme. O charme está lá e Alicia canta com convicção como se conhecesse os cantos à casa (neste caso, cidade). “These streets make you feel brand new” - poderia perfeitamente ser uma ode à cidade do Porto.

Scissors Sisters - Invisible Light



De todas as músicas dos SC esta é aquela em que claramente se nota que o grupo bebe da fonte electro-pop desarranjada de uma das suas referências primárias e seus professores camp: Pet Shop Boys. E sim, um foguetão camp cheio de testoterona, uma voz masculina em grave lânguido, ecos esbatidos da “Comfortably Numb”, um refrão que evoca a repetição incansável da “Feel like Dancing” e uma voz off final que parece ter sido feita para a “Thriller” do MJ tornam esta música um torpedo para a pista de dança onde, para ser sincero, todas as luzes são bem visíveis.

Yeah Yeah Yeahs - Heads Will Roll



O inicio é marcado com uma evocação retro pseudo-funk de todas as músicas house cantadas por divas negras e o núcleo duro é rock feita à medida das pistas de dança. Infuências de The Killers? Em certa parte. Grande canção? Completamente!

Mystic - Ritmo de la noche



Advinda das profundezas house onde os loucos 80s se cruzavam com os robotizados anos 90, esta música festiva e de índole latina transporta-nos para as noites suadas e quentes de Ibiza e de um Verão recheado de promessas de amor e sexo. Vicia? Muito. Tomar em doses moderadas.

Christina Aguilera - Not Myself Tonight



Muito se falou na possibilidade da rival de Britney Spears imitar taxativamente o maior fenómeno pop do final de década 00: Miss Lady GaGa. Bem, para começar devo-vos dizer que, embora não a tivesse copiado, há algo na irreverência futurista do clipe (até nas referências gays – ou devo dizer lésbicas?) que sooa a GaGa mas, tendo em conta que a potencialidade vocal de Aguilera se aproxima de uma soul que desafia os mais altos decibéis, para acusa-la de plágio evocaríamos primeiro Grace Jones. Mas se estivermos a falar de copias não é Spears ou GaGa ou Grace Jones que vem à cabeça. É MADONNA!!! O clipe é uma cópia pós-moderna da Express Yourself da Madonna (até no nome: “Not Myself…”)! Propositado? Não sei mas não lhe chamaremos original. Esperava mais de CA? Esperava mas não podemos fazer milagres. A música é um funk pop bem viciante e sexy, contudo, CA, de facto, não é ela mesma!

Dragonette – pick up the phone



Não é a Gwen Stephani a cantar mas parece pela inocência dos vocais. O estilo é a cara chapada dos The Cardigans mas cultivam um visual mais gótico modernista. Dragonette lançaram álbum novo em Março e ninguém esquece o seu hitzinho com Martin Solveig. Até ouvirmos este “pick up the phone”…

MGMT - Flash Delirium



Quem disse que o Rock matou Woodstock? O novo hit de MGMT tem drogas psicadélicas, falsetes disco, smiles e sonhos cor-de-rosas, reverberações misturadas com indie e electrónica. Dizem eles: “it’s the counterculture inside the clubs”. Quem somos nós para contradizer?

New Young Poney Club – Chaos



Não são só os Dragonette que tiveram álbum novo em Março, NYPC também. O primeiro avanço é (foi?) “Chaos” e, pelos vistos, reduziram o status “sex is power” do primeiro álbum (embora a canção entre mesmo assim nos joguinhos de palavras e na malícia de uma Shirley Manson dopada). Não sendo fenomenal, ouve-se.

Madonna – Vogue (Sticky & Sweet Tour)



Poucos foram os bons momentos da SST: a entrada triunfante e majestosa a cantar “Candy Shop”, o poder imperial da “Human Nature” acompanhada de um violão, a vibração metafísica de uma “LIke a Prayer” com um sample da “Don’t You Want” dos Felix e o final apoteótico com o remix da “Give it to me”. Contudo, foi com a Vogue (remodelada: com uma mash-up da “4 Minutes”) que, para mim, o show fez algum sentido. Classics never die.

Xutos – Homem do leme



Falar em música em Maio é falar de queima e falar de queima é falar em Xutos, não que eu seja grande apreciador mas porque se tiver que nomear uma das melhores bandas portuguesas “Xutos” seriam os escolhidos.

Ficaram de fora:

Mastiksoul - The Wistle
Chew Lips – Seven
3HO - Startruck
The Glass - Four Four Letter

Sem comentários: