quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Monárquicos ou anarquistas? Monarquia ou democracia?


A moda dos referendos definitivamente veio para ficar. Agora é a vez do PPM (Partido Popular Monárquico) exigir um referendo. Não sei não. Acho que o partido se contradiz demasiado para que mais de 0,5% da população possa votar nele (embora 0,5% seja mais do que o PNR conseguiu nas últimas eleições). Exemplo: Nuno da Câmara Pereira refere, ao Público, que: « A trilogia Deus-Pátria-Rei é sempre vertical (...)» e posteriormente afirma que « a diferença substancial entre o sistema monárquico e o sistema republicano em que para se ser democrata não é preciso ser republicano ».


Oh Caro Nuno, ser monárquico é ser-se tudo menos democrata. Aliás, é totalmente o oposto.


Por outro lado, não percebo o vosso apelo ao carácter democrático do referendo quando o sistema que vocês propõem é anti-constituicional pois subverte a própria democracia. Ás vezes acho que o conceito de democracia foi claramente deturpado pelo pessoal de direita. Democracia não pode ser uma estratégia para submeter os outros aos meus regimes. Aquilo que o João Pinto e Castro, no Jugular, denomina de "a raposa àolta no galinheiro", isto é, « a única liberdade que de verdade a mobiliza é a da raposa à solta no galinheiro, ou seja, aquela peculiar forma de liberdade que aumenta o poder daqueles que já o têm para mais à vontade poderem espezinhar os que dele carecem ».

Também acho uma certa piada estes monárquicos terem uma certa atitude anti-estabilishment. Se fosse ao Cavaco Silva tinha cuidado...
Referendo à imbecilidade JÁ!

Sem comentários: